Publicado em

Saiba como usar a sua Chave Dinamométrica

As Chaves Dinamométricas são utilizadas para apertar parafusos e porcas que exijam um binário de aperto preciso (normalmente indicado pelo fabricante). A ferramenta vai informar quando o valor predefinido é atingido. É o aliado obrigatório para mecânicos automóveis, especialista em eletrónica ou qualquer outro profissional de manutenção (industrial, aeronáutica).

Quais os tipos de Chaves Dinamométricas?

Existem dois tipos de Chaves dinamométricas: com mecanismo de disparo ou de leitura direta.

As Chaves Dinamométricas de disparo indicam, através de um alerta sonoro, quando é atingido o valor do binário selecionado. Na maior parte desta Chaves é possível definir o valor de binário pretendido para cada aperto, dentro da faixa de binário disponível naquele modelo de chave.

As Chaves Dinamométricas de leitura direta exibem o valor de binário de forma instantânea.

Chave-Dinamometrica-com-mostrador-Digital-Facom
Chave Dinamometrica com mostrador Digital-Facom

Quais os usos de uma Chave Dinamométrica?

O uso de uma chave Dinamométrica é muito importante para garantia segurança em diversos equipamentos. Por exemplo: na extremidade de um motor se os parafusos são apertados com ferramentas sem o auxílio do controle da força de fixação, problemas de vedação podem ocorrer devido às diferentes tensões às quais os parafusos são submetidos durante o seu uso.

Desta forma, as Chaves Dinamométricas são utilizadas em todos os setores industriais em que seja necessário aparafusar (automóvel, aeroespacial, etc.).

Aperto e desaperto de rodas de automóveis

As chaves dinamométricas são amplamente utilizadas no setor automóvel para apertar e desapertar as rodas dos veículos. (Conheça a solução a bateria Milwaukee) O binário de aperto da roda de um carro situa-se entre 60 e 80 N.m com uma pressão de 25 kg na extremidade do cabo da chave.

Aperto da cabeça do cilindro em motores de combustão interna

A cabeça do cilindro de um motor de combustão interna requer um aperto bastante preciso. Não deve ficar nem demasiado apertada nem demasiado solta para que o motor funcione corretamente. O binário de aperto deve situar-se entre 60 e 90 N.m.

Aperto das Porcas

As porcas dos cubos de roda também requerem um binário de aperto muito preciso, que se situará entre 100 e 200 N.m. Com uma chave dinamométrica manual ou a bateria, é possível atingir esses binários sem risco de danificar a peça.

Como usar uma Chave Dinamométrica – Passo a passo

Os passos a seguir na utilização de uma chave dinamométrica são genericamente idênticos nos vários modelos e gamas:  

  • Passo 1: Escolha o tipo certo de Chave Dinamométrica para o trabalho. Uma chave de torque de ½” ou chave de torque de 3/8” lida com a maioria dos trabalhos, como reparações de motores, juntas de cabeçote, pneus e freios. Uma Chave Dinamométrica de 1/4” pode ser ideal para trabalhos mais precisos.
  • Passo 3: Verifique qual o torque do parafuso (mencionado pelo fabricante) e ajuste a chave até esse valor. Por exemplo, um parafuso pode dizer: 9-12 Kgf ou 88 – 117 Nm, terá de ajustar a chave até um torque máximo de 117 Nm. Dependendo do tipo de Chave poderá conseguir faze-lo no display da Chave ou regular no mostrador analógico da mesma.
  • Passo 4: Aperte a liberação na parte inferior. Isso travará sua chave na configuração correta.
  • Passo 5: Coloque a chave Dinamométrica no lugar para fazer seu ajuste.Gire a chave até ouvir dois cliques, isso significa que a quantidade correta de torque foi atingida. Alguns modelos emitem um aviso sonoro quando atingido o aperto pretendido.

Tenha em atenção, se nunca usou uma chave Dinamométrica, pratique algumas voltas com a nova ferramenta para ver como ela funciona antes de assumir um trabalho importante.

A nossa seleção de Chaves Dinamométricas

Publicado em

Berbequim Manual – Utilização e Evolução ao Longo do Tempo

Logo Husqvarna

O que é um berbequim manual?

Os berbequins manuais são ferramentas muito práticas e fáceis de utilizar, através de um mecanismo manual torna-se possível perfurar um vasto conjunto de materiais macios (madeira, plástico e derivados). O berbequim manual é especialmente útil em áreas onde a precisão e o controlo do trabalho são mais valorizados do que a potência, como é o caso das áreas da marcenaria e a joalheria.

A evolução do Berbequim Manual ao longo tempo

A origem do berbequim remonta a 3000 A.C no Egipto e começou por ser um simples cabo de madeira com uma ponta reforçada, este primitivo berbequim manual era rodado através do auxílio de uma cinta de couro que fazia com que a “broca” girasse para a frente e para trás, este tipo de “berbequim manual” continuou a ser utilizado por alguns povos, especialmente pelo povo chinês que durante séculos usou berbequins de arco muito grandes que exigiam várias pessoas para operar.

Durante a época dos romanos foi desenvolvida uma forma de realizar perfurações que envolvia uma broca com punho de madeira em “T”, esta invenção mais tarde serviria de inspiração para criação do amplamente utilizado “saca-rolhas”.

Mais tarde surgiram os primeiros berbequins manuais semelhantes aos que são usados hoje em dia, primeiramente com corpo totalmente em madeira e mais tarde gradualmente aprimorados com estruturas de metal de modo a melhorar a sua resistência e performance.

A última inovação no que toca aos berbequins manuais surgiu no século XIX, através de um mecanismo de engrenagem que girava um pinhão, tornando-se assim possível atingir velocidades de rotação muito mais altas o que era especialmente útil para perfurar metal.

Após centenas de anos de evolução e apesar de ainda continuarem a ser utilizados hoje em dia, os berbequins manuais acabaram por evoluir para os potentes e úteis berbequins elétricos e a bateria que todos conhecemos atualmente.

Evolucao dos berbequins ao longo do tempo
A evolução dos berbequins ao longo do tempo

Vantagens e desvantagens de um Berbequim Manual

As vantagens do uso de um berbequim manual são a possibilidade de controlar quase na totalidade a profundidade e a velocidade da perfuração o que é extremamente útil para a furação de materiais macios ou propensos a danos, o seu baixo custo de aquisição e a possibilidade de realizar perfurações sem necessitar de um ponto de acesso a energia são também uns dos principais benefícios de um berbequim manual.

Como desvantagem, um berbequim manual não apresenta tanta potência como um berbequim elétrico ou berbequim a bateria – assim sendo não é capaz de realizar perfurações em materiais mais duros, não realiza as perfurações tão rapidamente e exige demasiado esforço por parte do utilizador.

Como utilizar com segurança um Berbequim Manual?

O uso de um berbequim manual é relativamente simples, contudo importa não esquecer alguns passos fundamentais:

  • O material a perfurar deve estar devidamente preso e seguro, pois devido à perfuração ser realizada a velocidade lenta, um súbito movimento no material pode resultar em danos para o mesmo.
  • A broca deve estar corretamente apertada pelo mandril (poderá ser necessário o uso de uma chave apropriada);
  • Caso sinta que o processo de perfuração começa a ser mais difícil e demorado, tire a broca (usando um movimento de rotação contrário) e volte a inserir, pois a dificuldade de perfuração pode ser consequência de detritos acumulados;
  • Tenha sempre em atenção que ao usar brocas de menores dimensões não poderá exercer demasiada pressão no cabo pois a broca poderá dobrar ou até mesmo partir.
Publicado em

Como escolher a Motosserra certa para si?

BCRTA01 XJ 3

Normalmente as Motosserras são vistas como ferramentas usadas apenas por agricultores e lenhadores, contudo estas máquinas podem ser muito práticas para o uso doméstico. Tudo depende do trabalho que pretende fazer, existem Motosserras para todo o tipo de trabalhos: cortar e podar árvores, corte de lenha, construção de estruturas em madeira.

Aspetos a ter em conta ao comprar uma Motosserra

A sua experiência e as tarefas que pretende efetuar com a Motosserra são a base da escolha do modelo certo para si. Para o ajudar nesta escolha elaboramos uma lista de aspetos a ter em conta no momento no momento em que comprar a sua Motosserra.

1. Tamanho e Potência da Motosserra

Ao escolher a sua Motosserra terá de ter em conta o peso e potência, adequando o mesmo à sua experiência e aos tipos e dimensões de madeira com que vai trabalhar.

Se têm pouca experiência com Motosserras então o ideal será uma Motosserra mais pequena e que seja mais fácil de manusear. Mesmo sendo já um Expert com Motosserras, um modelo mais leve poderá ser ideal para trabalhos longos de poda. Para este tipo de utilizações as mini motosserras ou Motosserras Podadoras são o aliado certo.

Por outro lado, a sua nova Motosserra tem de ser suficientemente potente para o uso previsto. Se pretende abater árvores de maior dimensão e madeira mais dura terá de optar por uma Motosserra maior e com mais potência. Se o modelo for demasiado pequeno, a motosserra terá um desgaste muito maior.

As mais potente Motosserras Husqvarna do mercado.
Novas Motosserras Husqvarna de 90cc (Conheça-as aqui)

2. Motosserra a Gasolina, Bateria ou elétrica

Além do tamanho e potência, outro aspeto fundamental é o tipo de Motosserra: Motosserras a gasolina, Motosserras a Bateria e Motosserras Elétricas.

A Motosserra a gasolina é a melhor solução se trabalha largas horas na floresta ou necessita de máquinas com muita potência.

Se pretende realizar pequenos trabalhos no seu jardim, a Motosserra a Bateria é uma excelente opção por ser menos ruidosa e mais prática.

Também a Motosserra Elétrica é uma opção para os pequenos trabalhos domésticos. Leve, silenciosa e confortável. Apesar de não ser tão prática como os modelos a gasolina é uma opção muito mais económica que qualquer um dos outros tipos.

3. Manutenção da Motosserra

No momento da compra também é preciso ter em conta a manutenção da sua máquina. Para poupar tempo, certifique-se de que o filtro de ar e a bomba de combustível são acessíveis. Verifique ainda se é fácil ajustar o aperto da corrente.

Como ajustar a corrente nas Motosserras Husqvarna (Husqvarna USA)

A Ferramaq possui Motosserras para todos os tipos e usos das melhores marcas (Motosserras Husqvarna, Motosserras Ryobi, Motosserras Milwaukee, Motosserras Dewalt e Motosserras Anova) e aos melhores preços, clique aqui e conheça a solução ideal pra si.